acreditação hospitalar
BEZERRA, Fernanda Brazelino; GAMA, Judite Lira da Silva.
Acadêmicas de enfermagem – Faculdade Mato Grosso do Sul
Resumo: Com a finalidade de alcançar padrões de excelência no atendimento, as instituições de saúde buscam iniciativas que atendam aos padrões de exigência no processo de acreditação, no entanto conta com a participação de todos os profissionais que atuam principalmente nas áreas assistenciais e administrativas. O presente estudo destaca a importância da atuação do enfermeiro no processo de acreditação hospitalar.
Palavras-chave: Acreditação, qualidade da assistência à saúde, enfermagem.
1 INTRODUÇÃO
Diante da globalização e do avanço da tecnologia, cada vez mais as instituições responsáveis pelos serviços de saúde, buscam oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, que exigem qualidade dos serviços oferecidos e segurança no atendimento. Por esse motivo busca-se aprimorar novas técnicas e conhecimentos que garantam um atendimento de excelência (ANVISA, 2013).
Em decorrência da competitividade do mercado surge a busca pela acreditação hospitalar, ferramenta que avalia a qualidade dos serviços prestados, com o intuito de oferecer às instituições por meio de um processo sistemático e de educação contínua a melhoria no atendimento. As instituições que optam pela acreditação como mecanismo para o alcance da certificação da qualidade, têm que se moldarem aos padrões estabelecidos pela ONA - Organização Nacional de Acreditação (CBA, 2011).
No Brasil, o processo de acreditação teve início no final dos anos 80, perante a coordenação do médico Humberto de M. Novaes, quando a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) institui uma série de normas e princípios para os serviços hospitalares da America Latina que, se atingidos, dariam ao hospital a condição de “Acreditado” (ANVISA, 2013).
Faz parte da metodologia para a acreditação da ONA o gerenciamento de risco, como medida de prevenção a