Tabelionato
Foi desempenhada uma pesquisa, com um profissional da área de Direito, onde foi informado através de um questionário e de pesquisas como funciona o cartório de protestos.
4º Tabelionato de Protestos de Títulos de Belo Horizonte
Av Alvares Cabral, 970 - Lourdes - 30.170-001 -Belo Horizonte- MG
Fone (031) 3275-1315 - Fax (031) 3275-1837 e-mail: protestobh@hotmail.com
Tabeliã: Elza Terezinha Freire
Tabelião Substituto: Bel. Milvio Freire
1 – Em que consiste o Protesto de Títulos?
O protesto é o ato, pelo qual se comprova a falta de cumprimento da obrigação (pagamento) firmada num título de crédito e outros documentos de dívida e os direitos dele decorrentes.
2- O que devo fazer se tiver um título protestado?
Primeiro você deve conduzir à Central de Protesto de Títulos da sua cidade, e requerer uma certidão para identificar quem o protestou, caso já tenha esse conhecimento, procurar quitar o título junto ao credor, pegando uma carta de anuência ou o instrumento de protesto; juntamente com o título protestado, dirigir-se à Central de Protesto e solicitar o cancelamento do registro do protesto, obtendo, após, uma certidão negativa, a qual deverá ser entregue na instituição financeira (Banco) onde possui conta ou diretamente na entidade protetora do crédito (SERASA, etc.) para excluir aquele protesto do cadastro de restrições associado ao seu nome e seu CPF/CNPJ.
3- Quanto tempo leva para ser feito o cancelamento do registro do protesto?
Após a solicitação do cancelamento junto à Central e o recolhimento das custas, o cartório efetuará o cancelamento em quarenta e oito (48) horas.
5- Em caso de ser credor, como fazer para protestar um título?
O credor deve munir-se do título e apresentá-lo na Central de Protesto de Títulos, pagar as custas no banco, devolver uma quia à Central de Protesto para que este efetue a distribuição dos títulos e documentos de dívida aos respectivos Tabelionatos de Protesto, depois acompanhar