Tabela Verdade
Operações lógicas e tabelas-verdade
Carmen Suely Cavalcanti de Miranda
Ivickson Ricardo de Miranda Cavalcanti
Operações lógicas e tabelas-verdade
Contextualizando
Estudando sobre as proposições, no capítulo anterior, você pôde ver que elas constituem a representação de nossos argumentos. Estes podem ser simples ou podem se apresentar de forma complexa, a partir do momento em que realizamos algumas operações sobre as proposições que os formam. Essas operações são chamadas operações lógicas ou operações do cálculo proposicional. Toda proposição, como você viu no capítulo cinco, tem um valor lógico.
Neste capítulo, trabalharemos com as principais operações lógicas e suas respectivas tabelas-verdade. Quando o aluno tem o primeiro contato com as tabelasverdade, tem a impressão de que é necessário decorá-las para poder utilizá-las. Essa é uma impressão equivocada. Como você já pôde ver no capítulo anterior, existem elementos lógicos que possibilitam a construção e compreensão de uma tabelaverdade.
Esperamos que ao final do capítulo você possa: analisar a estrutura de um argumento identificando sua validade ou falsidade; exercitar questões com operações lógicas que cada vez mais estão presentes nos concursos públicos.
Bom estudo!
Conhecendo a teoria
As operações lógicas e as tabelas-verdade
A ação de combinar proposições é chamada de operação. Os conectivos que fazem a ligação entre as proposições são chamados de operadores e são representados por símbolos, como você estudou no capítulo cinco.
103
Uma vez construída uma proposição, como determinar seu valor lógico?
A resposta a essa pergunta implica a definição de algumas operações lógicas que você conhecerá a seguir.
1) Negação (símbolo ~) – significa: “ao contrário” – a negação inverte o valor de verdade de uma expressão.
Veja o que estamos dizendo no exemplo a seguir:
Considerando a proposição Maria foi ao cinema
Maria não foi ao cinema
p
Sua negação será
É falso que Maria tenha q ido