tabela Piaget
Teorias
Psicológicas
Principais autores e Conceitos
Visão pedagógica sobre a Aprendizagem
Contribuição para a prática educacional
Contexto histórico/ filosófico
Psicanálise
Segundo Sigmund Freud os conflitos fazem parte do desenvolvimento humano, portanto procurava descrever as causas dos transtornos mentais. Seus principais conceitos são do inconsciente sendo como um iceberg que não é voluntariamente controlado e descrevendo a consciência em três partes: o consciente, pré-consciente e inconsciente. E a teoria da sexualidade que buscou explicar a vida humana tanto individual quanto social recorrendo as tendências sexuais que chamou de Libido, onde também os sonhos são manifestações de conflitos que segundo a interpretação freudiana são as representações deformadas ou simbólicas de desejos reprimidos.
Para Freud a evolução humana se dá por meio da interação do ser humano como meio social, levando em consideração os laços de afetividade entre o professor e aluno, segundo a teoria freudiana a afetividade é transferida dos pais ou irmãos para professores, chamado de complexo de Édipo. Também ressalta a importância de se dar atenção ao que a criança fala e ao que se diz a ela, pois o que difere o ser humana de animais irracionais é a fala.
Escreveu e influenciou muitos autores quando falou sobre a relação entre professor e aluno, onde o professor sabe de tudo e um aluno não sabe de nada, não levando em consideração a bagagem já trazida pela criança de casa, como suas experiências familiares, traumas, conflitos morais, e quando desconsideradas tais coisas há um grande prejuízo na aprendizagem.
Sigmund Freud nasceu em Freiburg, na Morávia, em 1856, súdito dos Habsburgo, uma dinastia que governava a Áustria e parte considerável da Europa Central, aMittel Europa, desde o século XIII. A família dele transferiu-se para Viena ao redor de 1860, quando ele tinha