Matematica
As crianças desde o nascimento, estão imensas em um universo do qual os conhecimentos matemáticos são parte integrantes. As crianças participam de uma serie de situações envolvendo números, relações entre quantidades, noções sobre espaço. Utilizando recursos próprios e poucos convencionais, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele.
Fazer matemática é expor ideias próprias, escutar as dos outros, formular e comunicar procedimentos de resolução de problemas, confrontar, argumentar e procurar validar seu ponto de vista, antecipar resultados experiências não realizados, aceitar erros, buscar dados que faltam para resolver problemas, em outras coisas. Portanto o trabalho com a matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas. NOÇÕES DE NÚMEROS
A construção de Números Operatórios
A invenção dos números é uma historia anônima, iniciada há muito tempo, criada por pessoas comuns para ajudar na resolução de questões do dia a dia. Foi dessa forma comum e anônima que as praticas de contagem e quantificações aos poucos se tornaram coletivas, compondo a cultura daquele povo, daquela aldeia. Portanto, os números não são de ninguém em especial, são de todos nos. Sendo assim, essa historia anônima criada por pessoas comuns pode ser recriada por qualquer criança que tente quantificar uma porção de objetos de seu interesse.
Os números em diferentes funções
Utilizamos os números em diferentes funções no dia a dia. Quando contamos quantidades, estamos utilizando Números Cardiais. Os números cardiais dão nomes as diferentes quantidades; por exemplo, quando Renata tem 3 bonecas ou Henrique comeu 5 brigadeiros.
Usamos os Números Ordinais para indicar uma ideia de lugar, de posição ou