Glossário Genético
Hereditariedade: Em genética, hereditariedade é o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
Gene: GENE, na definição da genética clássica, é a unidade fundamental da hereditariedade.
Genótipo: Genótipo (do grego genos, originar) é a constituição genética de uma célula, organismo ou indivíduo. Deve-se à presença de material hereditário herdado dos progenitores. Esse material consiste no conjunto dos cromossomos que se situam no núcleo das células.
Fenótipo: O fenótipo são as características observáveis ou caracteres de um organismo ou população como, por exemplo: morfologia, desenvolvimento, propriedades bioquímicas ou fisiológicas e comportamento.
Fenocópia: Fenocópia, de uma forma reduzida e de boa compreenção, é a mudança induzida, uma imitação, dos fenótipos que recebemos dos nossos pais, por uma influência do ambiente. É importante ressaltar que essa cópia não é passada aos filhos, diferentemente de algumas outras mudanças que ocorre no DNA.
Genoma: Em biotecnologia, o genoma é toda a informação hereditária de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras
Locus Gênico: Locus é o local fixo num cromossomo onde está localizado determinado gene ou marcador genético. A lista organizada de loci conhecidos para um cromossomo é chamada de mapa genético.
Gens alelos: São Gens que estão lado a lado, aqueles que estão na mesma posição, em cromossomas diferentes do par homólogo, que ocupam o mesmo locus no cromossoma homólogo. Cromossomas homólogos são cromossomos iguais entre si, e formam um par.
Gens não alelos: Quando temos pares de gens que não estão lado-a-lado, eles serão chamados não-alelos.
Cariótipo: Cariótipo é o conjunto cromossómico ou a constante cromossómica diploide (2n) de uma espécie. Representa o número total de cromossomos de uma célula somática (do