Tabela periódica - elementos da família 16a
(oxigénio, enxofre, selénio, telúrio e polónio)
Por que é que precisamos conhecer este assunto?
Um dos elementos deste grupo é o oxigénio que é de extrema importancia na respiração dos animais e plantas, no tratamento de algumas doenças cardiovascular. O elemento asseguir é o enxofre que tem aplicações em área muito vastas como medicina, agricultura e na indústria. Alguns compostos de enxofre são responsavel pelo fenómeno muito preocupante chamado de chuva ácida que nos últimos tempos tem trazido muitos problemas!
Estes são alguns dos motivos que nos leva a estudar este grupo.
O que precisamos conhecer previamente?
Este assunto assume que temos conhecimento dos elementos que componhem este grupo, suas propriedades físicas e químicas de modo que possamos reconhece-los e/ou diferencia-los dos demais elementos e por fim sua aplicação e importancia. 1.1 – propriedades gerais dos elementos do grupo 16 (VI) Os elementos que fazem parte do grupo 16 são o oxigénio (O), o enxofre (S), o selénio (Se), telúrio (Te) e o polónio (Po) que é um elemento radiactivo.
Todos os elementos deste grupo têm 6 electrões de valência e possuem tendência de receber electrões. O oxigénio, o enxofre e o selenio possuem caracteristicas não metalicas, apesar de o selenio apresentar um suave brilho metalico. O telurio e o polonio apresentam algumas propriedades metalicas, ou seja são semi-metais. Não-metal é um Neste tema estudaremos simplesmente o oxigénio e o enxofre. 1.2 - oxigénio (oxygenium)
Radioactivo: compostos que têm tendencia de emitir radiacções por serem instaveis.
elemento quimico (substância) que não conduz a corrente electrica e não possui brilho metalico.
1.2.1 – Oxigénio na natureza. O oxigénio é um dos elementos mais abundante na crosta terrestre. No estado livre (sob forma de O2), ele encotra-se no ar atmosferico (ocupando 21 % do volume do ar), no estado combinado, faz parte da