Tab transtorno afetivo bipolar
Até bem pouco tempo o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) era conhecido como Psicose Maníaco Depressiva, esse nome foi abandonado porque este transtorno não apresenta sintomas psicóticos. TAB é uma variação excessiva do humor, alternando em períodos de muita energia e euforia, com períodos de desânimo e tristeza. Pode evoluir em episódios ou continuamente em intensidade variável entre sintomas afetivos ou de humor. A pessoa com esse transtorno pode ter apenas uma crise na vida toda ou viver em crise. Os fatores de pré disposição para o transtorno são:
Genéticos – Uma pessoa que tenha alguém da família com o TAB tem 50% de chance de desenvolvê-la.
Ambientais – Abuso de drogas, álcool, etc.
Psicológicos – Desemprego, perda de uma pessoa importante, stress, etc. No TAB existem dois ciclos ou fases: Mania (Euforia): a pessoa tem muita energia, impulsividade, fuga de idéias, fica fora da realidade,costumam ter a sensação de que podem muito além do que podem, colocando muitas vezes a sua vida e a dos outros em risco, abusam do álcool, drogas, gastam muito e tem descontrole sexual.
Depressão: Tristeza profunda, desânimo, baixa alto estima, não conseguem realizar sua tarefas diárias. O TAB é classificado em dois tipos: Tipo 1: Crises graves de mania alternadas com crises depressivas leves ou moderadas. Tipo 2: Crises graves de depressão alternados com fases de Hipomania (crise de mania mais leve). Existe um terceiro tipo que são as crises de ciclos de variação do humor mais freqüentes até mesmo no mesmo dia ou semana o individuo pode chegar ao extremo da mania e da depressão, esta fase é denominada Ciclotemia (ciclo + temia = Humor). Só o medico pode fazer o diagnóstico. O tratamento é feito através de medicamentos conhecidos como Estabilizadores do Humor exemplo e a carbamazepina, ácido valpróico etc. O Lítio também é usado que é um