Relatório de transtorno afetivo bipolar
Descrição: O curso de Transtorno Afetivo Bipolar foi promovido pelo site Buzzero, o que possibilitou aquisição de conhecimento acerca dessa doença crônica, grave, cujo acometimento se dá em cerca de 1,5% de pessoas em todo mundo, como é apresentado no curso. O curso é desenvolvido em ambiente virtual, em que é disponibilizado o conteúdo dividido por módulos, compreendendo assim, o assunto em questão. O assunto é abordado através da apresentação da literatura que estuda a temática e ainda, diversos exemplos que auxiliam na compreensão do que é exposto. Ainda existe no ambiente virtual, uma pausa para anotação entre os módulos, o que ajudam o aluno a passar para o papel as dúvidas ou questões importantes antes de passar para o próximo assunto. Os módulos são divididos em: O que é o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB); As causas do TAB; Tipos e características do TAB; Sintomas; Como identificar o portador do TOC; Tratamento e TAB-CID-X. Ao final do curso, é disponibilizado certificado de 40 horas.
Desenvolvimento: O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.
A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito