T2
Tópicos especiais de Contabilidade
Prof. Marli - Ciências Contábeis Aluna: Nara Lygia S. Teixeira
Palmas
2014
HARMONIZAÇÃO DAS NORMAS INTERNAICONAIS DE CONTABILIDADE E APLICABILIDADE NO BRASIL
RESUMO
As transações financeiras realizadas entre diversos países têm impulsionado a criação e implantação de normas e regras gerais para a elaboração das Demonstrações e relatórios contábeis. Nesse sentido a Contabilidade Internacional avança para uma harmonização e as Normas Internacionais de Contabilidade, ou IFRS (International Financial Reporting Standards), estão sendo aprimoradas e absorvidas por muitos países que visam um melhor desempenho nos seus relacionamentos empresariais internacionais. Por tanto o estudo dessas Normas Internacionais para a classe contábil é de suma importância na tentativa de extinguir ou pelo menos diminuir as divergências entre as normas e princípios que cada país adota para si, a fim de obter maior eficácia, rapidez e até mesmo economicidade nas barganhas feitas tanto por empresas multinacionais como nas bolsas de valores mundo a fora.
Palavras chaves: Contabilidade Internacional, Demonstrações Contábeis, Normas Internacionais de Contabilidade e Harmonização.
INTRODUÇÃO
O fato de a contabilidade ser uma ciência social faz com que a mesma seja influenciada e modificada de acordo com o meio em que estiver inserida. Isso propicia por tanto uma diferenciação das informações contábeis de um país para outro.
No entanto é notório que existe a necessidade de homogeneização, para unificar, elaborar e adaptar os relatórios financeiros a um padrão internacional. A partir dai a Contabilidade Internacional está sendo desenvolvida especialmente àqueles que tendem a realizar transações, sejam entre empresas multinacionais ou em bolsas de valores. O fato é que se países se relacionam como tratar negócios iguais com meios e