T2
Licenciatura emFísica
Ondas e Óptica
Relatório de Trabalho Prático-Laboratorial
Lentes Espessas; Associação de Lentes.
Adriel Santana nº 2013166873
Thalita Domingues Prado nº 2013162482
Coimbra, 13 de Março de 2015
1. Introdução
Lentes Delgadas
A lente é um dispositivo feito de material homogêneo e transparente no qual uma das superfícies é plana e a outra esférica ou as duas superfícies são esféricas. As lentes utlizadas nesse experimento são delgadas, ou seja, a sua espessura é despresível. A equação dos focos conjugados para um dado meio (meio incidência = meio emergência) é dado por:
A posição do objeto relativamente ao foco objeto e a posição da imagem em relação ao foco imagem (x e x’), podem ser utliizadas pela equação de Newton:
f2=xx’ (2)
A amplificação lateral de uma lente é dado por:
Em que e são, respectivamente, o tamanho da imagem e do objeto. E s e s’, a distância do objeto ao plano principal () e a distância da imagem ao plano principal (
Telescópio de Galileu
Os telescópios são um tipo de instrumento optico que se utiliza para a observação de objetos distântes. O telescópio de Galileu é costitudo por uma lente convergente (objetiva) e uma lente divergente (ocular). A ampliação angular do telescópio é dado por:
2. Precedimento Experiental
2.1 Lentes Delgadas
Foram utilizadas duas lentes convergentes com diferentes distâncias nominais (100 mm e 200 mm). Para cada uma foi utilizada o seguinte procedimento para se determinar a distância focal:
- Foi colocado um objeto luminoso a uma certa distância da lente;
- Foi colocado um espelho plano em frente a lente;
- Foi movido o objeto para frente e para trás até obter uma imagem focada e nítida.
É importante salientar que as lentes em questão não eram delgadas, fazendo uso de uma aproximação de 0,1 cm para que fossem.
2.2 Lentes Espessas
- Foi colocada no banco de óptica a seguinte combinação:
Lente