Trabalho Filosofica
AS ciências biológicas, vê o homem igual a qualquer outro ser vivo existente na terra, porem o homem foi passando por uma serie transformações físicas e biológicas até chegar no ser complexo que e hoje, foi o que mais se desenvolveu entre os seres vivos ate hoje. Já para as Ciências humanas, considera o homem como único, pois tem a capacidade de pensar, produzir seu próprio alimento, inteligência, construir instrumentos para sua sobrevivência, tudo aquilo que os outros seres não são capazes de fazer.
2. Explique, resumidamente, a tese do ponto crítico.
A tese do ponto critico ressalta que a cultura foi adquirida por um processo repentino, que proporcionou uma evolução dos primatas. Que passaram a aprender técnicas e a compartilha-las, e a partir dai a cultura começou a se expandir. E que tudo que o homem foi adquirindo foi repentinamente.
3. Quais são os três pontos de apoio desta teoria?
Em primeiro lugar a diferença da capacidade mental entre o homem e os restante dos seres vivos, pois o homem era capaz de produzir coisas muito mais complexas, como por exemplo seu próprio alimento, muito mais inteligente e podia ter cultura. Em segundo nos mostra que os avanços não foram feitos de forma gradativa e sim com grande saltos, para eles não existia o meio termo, ou você sabe ou não sabe, ou você pensa ou não pensa, ou você cria ou não cria. E por ultimo, eles dizem que não há diferença no modo em que a cultura foi adquirida entre as varias raças, e sim que ela foi construída de forma repentina.
4. Demonstre como Geertz refuta, ponto por ponto, esta teoria.
Ele contradiz o ponto crítico, pois através da descoberta de vários fosseis, foi possível chegar a conclusão que a cultura foi desenvolvida gradativamente, e não repentinamente como pensavam, Foi possível constatar que existirá pessoas com o cérebro