Sóror mariana
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS
PANORAMA DA LITERATURA PORTUGUESA
PROFESSOR: CAMILA BYLAARDT VOLKER
Cartas portuguesas
2012
Fiama Lourane Lima do Nascimento
Cartas Portuguesas
Resenha crítica apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Panorama da Literatura Portuguesa, pelo curso de Letras Português da Universidade Federal do Acre, ministrada pela professora Camila Bylaardt Volker.
2012
Cartas Portuguesas
ALCOFORADO, Sóror Mariana. Cartas Portuguesas.
Sóror Mariana Alcoforado nasceu em 22 de abril de 1640 na cidade de Beja em Portugal. Filha do Fidalgo Francisco da Costa Alcoforado e Dona Leonor Mendes. Ainda criança foi levada ao mosteiro de Nossa Senhora da Conceição no dia 2 de janeiro de 1651. Mariana se destacava pela esperteza e bem rápido aprendeu a ler e escrever, por esse motivo se tornou auxiliar a escriva do convento. Em 1656, com apenas 16 anos professou como freira. Sóror é considerada a autora das cinco Cartas Portuguesas dirigidas a Noel Bouton de Chamilly nasceu em 06 de abril de 1636, natural de Borgona, Conde de Saint-Léger, oficial francês que chegou a Portugal, na cidade de Beja em 1666, e lutou em solo português sob as ordens do Conde Frederico de Schomberg, durante a Guerra da Restauração. A sua obra Cartas Portuguesas tornou-se um marco na história literária, não só de Portugal, mas do universo e repercute até os dias atuais, pois se trata de um lindo sentimento amoroso e ao mesmo tempo melancólico.
As cartas na verdade não é um gênero literário, é apenas um gênero textual. Também chamada de epistolografia, à metodologia de escrever epístolas ou maneiras registradas de escritas para um destinatário tem sido vastamente empregado na literatura ao longo dos anos.
O romantismo através das cartas possui grande tradição na literatura portuguesa, cuja obra evidente é as ditas Cartas Portuguesas relacionadas à freira Sóror Mariana Alcoforado que através das epístolas