Sócrates e a educação
Sócrates e a Educação
A filosofia em prática foi vanguarda no que diz respeito à introdução de metodológica para a avaliação e interpretação do homem como objeto de estudo. É de conhecimento que seus primeiros pensadores partiam da observação de fenômenos naturais para tentar desmitificar paradigmas. Eles buscavam explicações lógicas para fenômenos que eram considerados atribuições divinas, isso no mundo grego.
Os três principais filósofos da cultura ocidental são Sócrates, Platão e Aristóteles. A contribuição que eles deixaram para a Construção do pensamento ocidental foi tão fundamental, que encontramos seus traços principalmente na religião na política e principalmente na educação.
Podemos perceber isso quando pensamos em Sócrates, ele percorria a cidade com muita frequência, dialogando com todos em espaço público, desfazendo pensamentos equivocados em busca da verdade e ainda conseguiu enxergar muito além para um homem que viveu naquela época ao reconhecer que nada sabia e a se colocar como qualquer um em busca de conhecimento.
Os educadores hoje enfrentam problemas semelhantes, pois existem muitas questões que dificultam o diálogo entre professor e aluno e até mesmo entre pais e filhos, assuntos como a sexualidade, drogas e até mesmo a violência são tão complexos e recorrentes que o professor tem a necessidade de se postar a frente a todas essas problemáticas; estudando, se informando e como difusor de opiniões.
O método de expor esses problemas complexos por meio de um diálogo envolvendo os alunos, é um verdadeiro exemplo de recurso educativo e de relacionamento entre educador e aluno. O processo educativo atual, baseado na escolarização da educação e no repasse de pensamentos prontos não ensina o aluno a pensar, a questionar e a buscar o seu próprio conhecimento.
Só assim formaremos uma sociedade mais crítica, pensadores e formadores de opinião e alunos questionadores, mais interessados e, conseqüentemente, cidadãos