Fichamento Sócrates e a educação grega
“[...] Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, coube a Sócrates trazer a filosofia do céu para a terra. Sua principal preocupação era levar as pessoas à sabedoria e à prática do bem. E, para isso, o melhor caminho a seguir seria o autoconhecimento”. (pág. 01)
“ Para Sócrates, o ser humano é um composto de dois princípios: alma (ou espírito) e corpo. Dessa concepção, surgiriam as duas grandes vertentes do pensamento ocidental: a idealista, que partiu de Platão, discípulo de Sócrates, e a realista que partiu de Aristóteles, discípulo de Platão”. (pág. 01)
“[...] a educação consiste na atividade que cada homem desenvolve para conquistar as ideias e viver de acordo com elas. O conhecimento não vem de fora para o homem, mas é um esforço da alma para apoderar-se da verdade”.( pág. 01)
“[...] Segundo Platão, o fim da educação é a formação moral do homem, e o meio de atingi-la é o Estado, na medida que ele representa a ideia de justiça. Assim, podemos dizer que a ideia central de pedagogia platônica é a formação do homem moral dentro do Estado justo”. (pág. 01)
“Platão considerava educação tão importante, para uma ordem política baseada na justiça, que ela deveria ser tarefa de toda a sociedade[...] o mesmo aconteceu com a sua proposta de que a educação para meninos e meninas fosse a mesma”. (pág. 01)
“ O poder deveria ser exercido por um tipo de aristocracia constituído por sábios e não por ricos e nobres. Assim, os reis deveriam ser filósofos e vice-versa”. (pág.01)
“ A educação deveria testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação para ser governantes”. (pág.01)
“Por considerar corruptora a influência dos mais velhos, a educação platônica estabelecia que,