Fichamento em transcrição. . A Escola e o Conhecimento de Mario Sergio Cortella
CORTELLA, Mário Sérgio. A Escola e o Conhecimento. P. 21-99
Capitulo 1
HUMANIDADE CULTURA E CONHESCIMENTO
1- O que significa ser humano?
2- Um passeio pelas nossas origens
3- Cultura: O mundo Humano 4-Conhecimentos e valores, fronteiras da não neutralidade.
Todas e todos que atuamos em Educação, porque lidamos com formação e informação, trabalhamos com o conhecimento. O conhecimento, objeto da nossa atividade, não pode, no entanto, ser reduzido à sua modalidade cientifica (...)
Por isso, e para que possamos pensar o tema do Conhecimento e, a partir dele, produzir uma reflexão que nos ofereça mais fundamentos para nossas práticas pedagógicas (...) (P. 21, 22)
1- O que significa ser humano? “O Homem é um animal racional. Essa sentença marcada por uma aparência de obviedade e repetida à exaustão foi expressa por Aristóteles. Antes dele, seu mestre Platão (427-347 a.C.) houvera definido o Homem como um bípede implume e, no início do século XX, o grande poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) elaborou uma definição um pouco mórbida, mas tecnicamente bem precisa: o Homem é um cadáver adiado!” (p. 23)
De forma caricatural (mas não falsa), assim se poderia responder à questão Quem sou eu?: sou apenas um individuo entre outros 5,5 bilhões, pertencente a uma única espécie entre outras 30 milhões (...)”. (p. 26)
“Temos vida, sim, e, exatamente por isso, deixamos de tê-la (pelo menos na forma como a entendemos). A consciência da vida e da transitoriedade da existência humana. Todos os seres vivos por nós conhecidos morrem; é provável que seja o ser humano o único que sabe que vai morrer”. (p 28)
2- Um passeio pelas nossas origens
“Do ponto de vista da nossa conexão com o meio ambiente, não somos especialistas em nada! Nossa estrutura orgânica é débil, em relação às outras espécies, e nos habilita para poucas das vantagens