Relatórios Cimento Portland
O cimento pertence à classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos. Esse tipo de material, em contato com a água, entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência à compressão, à água e a sulfatos.
O Cimento Portland é obtido pela moagem do clínquer Portland (calcário e argila) com adições de gesso e escória básica de alto-forno e/ou filer carbonático. Mas, as adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são elas que definem os diferentes tipos de cimentos. Pode-se dizer, que o cimento é o principal responsável pela transformação da mistura dos materiais componentes dos concretos e das argamassas no produto final desejado (uma laje, uma viga, um revestimento, etc.). Portanto, é de fundamental importância utilizá-lo corretamente. Para isto, é preciso conhecer bem suas características e propriedades, para poder aproveitá-las da melhor forma possível na aplicação que se tem em vista.
Desta forma, foram realizados cinco ensaios nas aulas de laboratório para definir a finura, a pasta de consistência, o tempo de pega, a expansibilidade e a massa específica do cimento, de acordo com a norma técnica brasileira.
De acordo com a finura relaciona-se com o tamanho dos grãos do cimento. A pasta de consistência normal, serve para definir qual a quantidade de água deve ser utilizada para conferir à pasta preparada com determinado cimento, que será usada nesses ensaios, a consistência normal. O tempo de pega é o tempo que o cimento leva para começar a endurecer e quanto tempo ele leva para endurecer totalmente. Por outro lado, a expansibilidade é a tendência que o cimento tem em dilatar, expandir e ocupar um espaço maior. E, finalmente, a massa específica é a quantidade de massa por unidade de volume, serve para qualificar o quanto o cimento é mais pesado que a água.
OBJETIVO
O objetivo de nossas aulas práticas foi o de analisar uma amostra de cimento, e conhecer suas propriedades que