relatorio cimento portland
Materiais de Construção Civil I – ENG 1071
Relatório sobre ensaio para determinação da resistência à compressão – Cimento Portland
Thiago Cabral
Goiânia, maio de 2013.
1. Introdução
Uma das principais características do concreto é a resistência à compressão. Tendo conhecimento desse valor é possível influenciar diretamente no andamento de uma obra, bem como em seu gasto e no projeto estrutural, por exemplo.
2. Objetivos
O objetivo deste relatório é a documentação do ensaio para determinação da resistência à compressão do cimento Portland realizado na ultima aula do dia 14 de maio tendo como base a norma NBR 7515.
3. Procedimentos
Para realização do ensaio foram cimento Portland comum, areia comum que atende as prescrições da NBR 7214 e água. Foram pesados 624g de cimento, 300g de água e 468g de areia de fração fina, média fina, média grossa e grossa. Os materiais foram então colocados no misturador mecânico e, depois de feita a mistura, foram moldados corpos de prova cilíndricos de diâmetro interno de 50 mm e altura de 100 mm. Na moldagem desses corpos de prova, cada camada de argamassa introduzida neles receberam 12 golpes uniforme para garantir sua homogeneização. Após modelagem, os corpos de prova foram levados para câmera úmida para o processo de cura do concreto e, 24 horas após a cura, foram retirados dos moldes metálicos para então serem capeados e levados ao ensaio de resistência a compressão, na idade de 7, 14 e 28 dias.