Relatório de Ensaio de Finura do Cimento
Marcelle P. -
Relatório:
“Ensaio de Finura”
Belo Horizonte
2014
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Marcelle P. -
Relatório:
“Ensaio de Finura”
Trabalho apresentado ao curso de - do CEFET-MG, para obtenção de nota para o terceiro módulo na disciplina de Tecnologia dos Materiais.
Professora: Cida
Belo Horizonte
2014
1 Introdução
O cimento Portland é um aglomerante hidráulico, onde ao se misturar com a água ocorre a reação química transformando-o em uma pasta, quando molhado. Para que a reação entre a água e o cimento seja bem sucedida é necessário que o cimento apresente características determinadas por norma; e uma dessas características é a finura, pois quanto maior a finura dos grãos do cimento menor será o tempo de reação química e maior a sua resistência, para isso é necessário fazer um ensaio do cimento Portland, seguindo uma norma.
2 Documento de referência
O documento de referência para o relatório de ensaio de finura usado foi a norma MB-3432 Cimento Portland - Determinação da finura por meio da peneira 75 μm (nº 200).
3 Objetivo
O objetivo do ensaio executado no dia 06/05/2014 (Laboratório de Solos, CEFET-MG, Campus I) foi determinar a finura do cimento Portland CPV, seguindo a norma (MB-3432) NBR 11579 - Cimento Portland - Determinação da finura por meio da peneira 75 μm (nº 200).
4 Fundamentos teóricos
O cimento Portland é um dos materiais mais importantes para a construção civil. A sua finura é um característica importante para a melhor preparação e uso ideal do mesmo. Para grandes indústrias de concreto ou de moldagens de blocos é preciso ter o conhecimento do cimento a ser utilizado. O ensaio de finura determina o percentual de cimento retido na peneira 200º, ou seja, materiais com