determinação da finura do cimento
Relatório do ensaio realizado no dia 19 de Outubro de 2013, com finalidade de determinar a finura do cimento, fundamentado na NBR 11579. Com o ensaio determinaremos a porcentagem em massa do cimento, cuja fração retida é superior a 75 um (nº200).
O índice de finura do cimento é o grau da porcentagem de grãos menores que passam pela peneira 200. Significa que quanto mais finos tiver o cimento melhor será melhor a sua reação e a resistência mecânica depois de pronto será maior.
2 OBJETIVO
O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da finura do cimento Portland CPII F-32 por peneiramento realizado conforme a NBR 11579.
3 NORMAS TÉCNICAS PERTINENTES
NBR 11579 (MN 3432) – Cimento Portland – Determinação da finura por meio da peneira 75 um (nº200).
EB 22 – Peneiras para ensaio com telas de tecido metálico – Especificação.
4 METODOLOGIA
O ensaio consiste em pesar os 50g de amostra que serão ensaiadas. Em seguida peneira-se o cimento com um movimento suave de vaivém por cerca de 5 minutos, até que os grãos mais finos passem quase que totalmente pelas malhas da tela. Depois coloca-se a tampa e retira-se o fundo da peneira, desprendendo as partículas aderidas à tela e parede com auxílio de golpes de bastão.
Depois, encaixa a tampa e o fundo na peneira novamente, realizando um movimento rápido de vaivém, durante 15 minutos. Logo após, pesamos todo o material contido no fundo da peneira, onde obteve-se a massa contida em cada peneira, para a determinação da finura.
A diferença entre os dois resultados, obtidos quando o ensaio é feito com dois operadores, operando com as mesmas amostras, não deve ultrapassar 0,8% em valor absoluto.
O índice de finura exigido por norma é a quantidade de material que pode ficar retido após o peneiramento na peneira