Relatório DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO POR PENEIRAMENTO
Os agregados utilizados em grande escala na construção civil são constituídos de grãos que podem variar em diâmetro. É pela análise granulométrica que os agregados são classificados em graúdos (diâmetros maiores que 4,75mm) ou miúdos (diâmetros menores que 4,75mm).
Após o peneiramento, o material que passa pela peneira de abertura 75μm é caracterizado como material fino, utilizado para preencher vazios e proporcionar maior rigidez à estrutura. A composição granulométrica influencia fortemente nas propriedades das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
O objetivo do experimento foi determinar a porcentagem de material fino por amostragem de uma porção do agregado, removido por lavagem.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1 Materiais e Equipamentos
- Balança com sensibilidade de 0,1 g;
- Estufa;
- Recipientes de vidro com mesma dimensão e forma;
- Recipiente de tamanho suficiente para conter a amostra coberta com água e permitir sua agitação vigorosa sem perda de amostra ou água;
- Jogo de peneiras, onde a inferior tem abertura de malha de 75μm e a superior de 1,18mm.
2.2 Procedimento de ensaio
Antes do experimento ser iniciado, uma amostra de agregado foi seca em estufa e resfriado até atingir a temperatura ambiente. Foi amostrada uma massa de 200,63g da brita.
O jogo de peneiras foi limpo com o auxílio de um pincel e as peneiras foram montadas de forma que a primeira tivesse uma malha de abertura 1,18mm e a última, uma malha de 75μm.
A amostra foi posta em um béquer e foi adicionada água até que cobrisse a amostra; o conjunto foi agitado em movimentos circulares para que os resíduos ficassem suspensos na água para que saíssem mais rapidamente. Após agitar, a água foi derramada na primeira peneira de forma ágil, para que não ocorresse a decantação dos resíduos. Tal procedimento foi repetido por 17 vezes, até que a água clareasse consideravelmente e