trab
CÂMPUS GOIÂNIA
DEPARTAMENTO DAS ÁREAS ACADÊMICAS III
ÁREA DE construção civil
RELATÓRIO DE ENSAIO:
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO POR MEIO DA PENEIRA Nº 200
diego m. Soares
Maria D. carvalho
Alzira da C. souza
goiânia
2012
Diego M. Soares
Maria D. Carvalho
Alzira da C. Souza
RELATÓRIO DE ENSAIO:
DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO POR MEIO DA PENEIRA Nº 200
Relatório de ensaio apresentado na disciplina Materiais de Construção I do Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia.
Área de concentração: Construção Civil
Professora: MSc. Sandra Kurotusch de Melo
goiânia
2012
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da finura do cimento Portland CPII F-32 por peneiramento realizado conforme a NBR 11579 (ABNT, 1991), bem como apresentar a metodologia empregada. Os resultados comprovaram que o cimento atende aos limites especificados pela NBR 11578 (ABNT, 1991) sendo seu índice de finura de 0,7%.
2. Objetivo do ensaio
O objetivo do ensaio é a determinação da finura do cimento Portland utilizando a peneira de 75m (nº200), pelo procedimento manual, para a verificação da fração retida em porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões dos grãos são superiores a 75m.
2.1 FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
Além de servir para aplicações gerais, o cimento Portland composto CPII F-32 pode ser usado no preparo de argamassas de assentamento, revestimento, argamassa armada, concreto simples, armado, protendido, projetado, rolado, magro, concreto-massa, elementos pré-moldados e artefatos de concreto, pisos e pavimentos de concreto e solo-cimento, dentre outros. Um dos fatores que indica a qual aplicabilidade o cimento acima pode ser utilizado é o índice de finura.
O contato da água com