Direito empresarial 982145

703 palavras 3 páginas
Disciplina: Direito Empresarial (EAD)
Aluno: Willian Masawo Oishi

A. Conceitue cartão de débito e o diferencie do cheque.
Um cartão de débito ou cartão pré-pago é uma forma de pagamento eletrônica que permite a dedução do valor de uma compra diretamente na conta corrente ou poupança do possuidor do cartão.
Fisicamente o cartão de débito possui as mesmas dimensões de um cartão de crédito, mas quanto ao uso assemelha-se ao cheque, por representar uma ordem de pagamento à vista expedida sobre fundos da conta do cliente.
O cartão de débito é uma alternativa mais segura e cômoda do que o cheque. . Para a efetivação de uma transação o cliente deve utilizar uma senha para autorizar o acesso aos seus fundos bancários. A transação é feita por um terminal eletrônico chamado de POS (Point of Sale) instalado no estabelecimento comercial e este está conectado diretamente em rede bancária.Um comprovante é emitido ao final da transação, e todas as transações são listadas no extrato mensal da conta do cliente.

B. Quem será responsável pelo pagamento de cheque com assinatura falsa que for aceito pelo banco lesando seu verdadeiro proprietário?
O banco pois o mesmo não deveria aceitar o cheque com assinatura falsa

C. Por que o cheque é uma ordem de pagamento?
O cheque é uma ordem de pagamento à vista e um título de crédito.
A operação com cheque envolve três agentes: o emitente (emissor ou sacador), que é aquele que emite o cheque; o beneficiário, que é a pessoa a favor de quem o cheque é emitido; e o sacado, que é o banco onde está depositado o dinheiro do emitente.
O cheque é uma ordem de pagamento à vista, porque deve ser pago no momento de sua apresentação ao banco sacado. Contudo, para os cheques de valor superior a R$ 5.000,00, é prudente que o cliente comunique ao banco com antecedência, pois a instituição pode postergar saques acima desse valor para o expediente seguinte.
D. Responda por que o cheque é considerado um título autônomo?
O cheque é um

Relacionados