Cimento Portland
Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia
Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Campus Luziânia
Curso subsequente de edificações
RELATÓRIO TÉCNICO DESCREVENDO O PROCESSO DE FABICAÇÃO E TIPOS DO CIMENTO PORTLAND.
Luís Carlos de Andrade
Luziânia
2012
RELATÓRIO TÉCNICO DE DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO E TIPOS DO CIMENTO PORTLAND.
Relatório técnico de pesquisa sobre o CIMENTO PORTLAND, com objetivo final, sendo a aprendizagem de diferenciar, analisar e realizar ensaios com os diferentes tipos de cimento PORTLAND.
Orientador: Profª. Wesley Pimenta Menezes
Campus Luziânia
2012
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Luis Carlos de Andrade: 20121080070181
Curso: Técnico Subsequente em Edificações
Endereço: Rua São Felipe, Qd 06, Lt. 05, Vila Esperança, Luziânia-GO.
CEP: 72811-510
Professor orientador: Wesley Pimenta Menezes
1. INTRODUÇÃO
O cimento é um dos materiais de construção mais utilizados na construção civil, por conta da sua larga utilização em diversas fases da construção. O cimento pertence à classe dos materiais classificados como aglomerantes hidráulicos, esse tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico, tornando-se um elemento sólido com grande resistência a compressão e resistente a água e a sulfatos.
A palavra CIMENTO é originada do latim CAEMENTU, que designava na velha Roma espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada. A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado. As grandes obras gregas e romanas, como o Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânica da ilha grega de Santorino ou das proximidades da