RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1 NBR 11579 – CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DE PENEIRA 200 (75 ym)

1067 palavras 5 páginas
FACULDADE CAPIXABA DE NOVA VENÉCIA– MULTIVIX
ENGENHARIA CIVIL

ADEMAR VITORINO
ADOLFO MILAGRES
BRUNA NASCIMENTO DA SILVA
FERNANDO CAMPANA RODRIGUES

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1
NBR 11579 – CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DE PENEIRA 200 (75 ym)

SERRA - ES
2015

ADEMAR VITORINO
ADOLFO MILAGRES
BRUNA NASCIMENTO DA SILVA
FERNANDO RODRIGUES CAMPANA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1
NBR 11579 – CIMENTO PORTLAND – DETERMINAÇÃO DA FINURA POR MEIO DE PENEIRA 200 (75 ym)

Relatório apresentado à disciplina de Laboratório de Materiais de Construção Civil do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Capixaba de Nova Venécia, como requisito para obtenção de nota bimestral.
Professor: Felippe Toledo

SERRA - ES
2015
INTRODUÇÃO

O cimento Portland CPIII 32 é um material de fundamental importância na construção de casas, edifícios, pontes, barragens, dentre outros fatores. Muito usado no dia a dia ele é misturado com agua, areia ou brita, para assim ter o formato chamado de concreto. Esse material depois de endurecido pode ser molhável, pois não se decompõe mais, pela sua impermeabilidade e durabilidade, além de uma alta resistência.

É extremamente importante saber utilizar corretamente, devendo estudar sobre o mesmo suas características e propriedades, para saber aproveita-lo da melhor forma possível na aplicação que deve ser usado, pois esse material é o principal responsável pela transformação das misturas nos materiais componentes do concreto.

O presente relatório trata do ensaio de caracterização do cimento, a determinação do modulo de finura do cimento CPIII 32, que não é nada mais que determinação de impurezas no material. Este cimento é um material com baixo calor de hidratação, além de ser resistentes a sulfatos, assim é menos poroso e durável, por isso resiste melhor em ambientes mais agressivos. Aplicado muito em obras de

Relacionados