ENEM Na Vida Dos Estudantes Análise Organograma
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
ÉRICA GOMES DA SILVA
JOÃO TOMAZ GARCIA
MARIELY CRISTINE
NEURIVELTON ANDRÉ
POLIANA FELIPE
ENEM NA VIDA DOS ESTUDANTES:
ANÁLISE/ORGANOGRAMA
Catalão
2015
Reportagem Seleciona:
Tempo, cotas, TRI: estudantes tiram dúvidas sobre as provas do Enem
Na primeira de uma série de reportagens preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio, ZH responde às suas principais dúvidas.
Por: Vinícius Fernandes | Especial
Para se dar bem nas provas do Enem, alunos têm que se desdobrar: são muitos os conteúdos e pouco o tempo disponívelFoto: Edu / Arte ZH
O aluno está deixando o barco correr, estudando para o Enem (que ocorre em 8 e 9 de novembro) sem saber exatamente o que vai encontrar. A afirmação, do professor de matemática do Universitário, Floriano Cunha, reflete um pouco aquilo que pensam os vestibulandos. A reportagem de ZH foi a dois cursinhos pré-vestibular da Capital constatar que o número de dúvidas a respeito do exame aumenta à medida que cresce, também, o número de participantes.
Os questionamentos da gurizada vão de partes específicas do exame, como otipo de texto exigido da prova de redação, até a metodologia utilizada na elaboração e correção das provas, a polêmica Teoria de Resposta ao Item (TRI), que aplica pontuações distintas a candidatos com o mesmo número de acertos.
Desde que a UFRGS anunciou que 30% das vagas de ingresso em 2015 serão destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – baseado na nota do Enem –, o interesse dos jovens pelo exame cresceu. Nos cursinhos, professores passaram a ser questionados sobre uma prova que, segundo eles, ainda busca identidade. Para Floriano, o concurso não se resume mais a questões interpretativas, com enunciados longos, que procuram fazer relações com o cotidiano do aluno.
– De 2011 pra cá, o Enem se "vestibularizou", se aproximou dos vestibulares tradicionais. E na última edição ocorreu algo muito curioso: ele passou a ter