recursos humanos
UMA EVOLUÇAO NOS PROCESSOS DE GESTAO DE PESSOAS
No início século XX as funções básicas da administração de pessoas eram o recrutamento e a seleção. Os funcionários eram contratados para determinada função, realizavam suas tarefas, cumpriam seu horário de trabalho e os processos aconteciam sem muito controle. Tudo era uma seqüência de atos simples: a pessoa procurava um emprego e, se existisse a vaga, era automaticamente contratada e na mesma hora assinava um contrato. Não existia uma pré-seleção, não se preocupava com o currículo do candidato e nem mesmo um livro de registro existia. não existia muito controle de funcionário. Eram feitos registro sem fichas por nome que eram facilmente jogadas no lixo quando o empregado era dispensado da empresa.
Percebem-se registros da Administração Científica desde o final do século XIX e início do XX .
O sistema desenvolvido na era clássica buscava racionalizar as atividades, simplificava os movimentos, reduzia o tempo e aumentava os lucros. Através de pesquisas foi observado que os operários produziam muito menos do que poderiam ou deveriam produzir. Nessa época usava as funções de administração: planejar, organizar, dirigir e controlar. Com isso surgiu a teoria das relações humanas se opondo assim a teoria clássica da administração.
Mudanças mais aceleradas dentro dos setores de RH começaram a surgir. A Teoria Clássica foi substituída pela Neoclássica. O Modelo Burocrático se torna Estruturalista e a Teoria Comportamental substitui a das Relações Humanas. O setor de RH não tinha mais só por finalidade intermediar os desentendimentos e reduzir os conflitos entre o capital etrabalho: seu grande objetivo era acima de tudo administrar as pessoas. Surgem então os Recursos Humanos. o processo de seleção de pessoas já começava a ter mudanças. Quando se precisava de um funcionário colocava-se anúncio em jornal de boa circulação ou, até mesmo era anunciado em uma rádio. Porém exigia-se pouco para o candidato