Síntese: O Redimensionamento do Espaço e do Tempo e os Impactos no Trabalho Docente
A autora Vani, começa seu artigo falando sobre a reflexão pelo professor e suas interrelações com o início do tema: novas tecnologias, provocando uma sensação de desencontro, pois para uma grande parte dos professores o termo “novas tecnologias” está associado ao uso da televisão e do computador em sala de aula.
A respeito das Tecnologias, novas ou velhas, vem enfocando que a relação entre memória e tecnologias não é algo novo ou inusitado, pois as tecnologias alteraram as formas de retentiva, lembrança e de seus conhecimentos, através diversos equipamentos eletrônicos de comunicação. De um lado, essas tecnologias fixam lembranças de fatos concretamente vividos; por outro, elas derrubam as barreiras entre os acontecimentos reais e a ficção. Influenciando diretamente a memória pessoal e coletiva, refletida na cultura, no conhecimento científico e na forma como a sociedade identifica seus valores e comportamentos, sua ideologia, o seu momento.
Sobre o Panorama da Sociedade Atual, diz que a partir da banalização das tecnologias eletrônicas de comunicação e de informação a sociedade atual adquiriu novas maneiras de viver, de trabalhar, de se organizar, de representar a realidade e de fazer educação, pois as velozes transformações tecnológicas da atualidade impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender, o qual é preciso que se esteja em permanente estado de aprendizagem e de adaptação ao novo. Sobre O Impacto Temporal das Tecnologias, destaca a percepção mecânica e objetiva, definida pelos relógios e calendários, o qual cita o tempo, o espaço, a memória, a história, a noção de progresso, a realidade, a virtualidade e a ficção, algumas das categorias que são reconsideradas em novas concepções a partir dos impactos que as tecnologias eletrônicas causam. Porem sobre o Conhecimento na Nova Era, fala que a forma escrita de apreensão do conhecimento