economia c
Introdução:
A população de qualquer país, região ou mundo sofre uma mudança de dia para dia. Em 1999, por exemplo foi celebrado pela UNICEF o nascimento do cidadão nº 6 mil milhões, actualmente esse nº já se cifra nos 6.5 milhares de milhões.
Contudo este crescimento não foi constante ao longo dos anos, nem de igual forma em todos os locais do mundo. Apenas a população europeia se manteve constante ao longo de vários séculos, só após o século XVIII houve um crescimento repentino, o que originou a Revolução Demográfica, como aconteceu também no século passado após a II Guerra Mundial ao qual, esse período, foi dado o nome de nova revolução demográfica.
O significado do conceito "crescimento demográfico", está associado ao conhecimento de outros conceitos populacionais como natalidade, mortalidade, crescimento natural, migração, emigração e transição demográfica.
Progresso tecnológico e evolução da população mundial:
O comportamento do crescimento da população é resultado de diversos factores que influenciam directa ou indirectamente .
A Revolução Demográfica na Europa ocorre na sequência de fenómenos diversos que possibilitaram esse crescimento positivo.
Entre os séculos XV e XVIII, a Europa passa por inúmeras mudanças em campos diversos (nomeadamente a actividade agrícola) que permitem pelo aumento significativo da produção o aumento da população.
Transformações na agricultura
As novas técnicas agrícolas indispensáveis ao movimento de industrialização verificada nos séculos XV e XVIII foram:
* A supressão progressiva da rotação bienal ou trienal e a sua substituição pela rotação de quatro culturas;
* A introdução do cultivo de novas espécies que a rotação de quatro culturas exigia;
* O aperfeiçoamento das ferramentas agrícolas já existentes e a introdução de outras (gadanha, foice, segadora, arado de tracção manual);
* A selecção de sementes que proporciona um aumento da produção agrícola;
* A utilização do cavalo nos trabalhos