economia c
Índice
Introdução…………………………………………………………………………………2
Os reflexos da colonização nos territórios de atualmente constituem o Terceiro Mundo…………………………………………….…...3-7
A importância das trocas comerciais Norte-Sul……….....…….……8-10
A ajuda internacional aos países do Terceiro Mundo…..……….11-18
Os sucessos e insucessos do diálogo Norte-Sul……….……………19-21
A emergência das semiperiferias……………………….…………………22-27
Conclusão…………………………………………………………………………………28
Bibliografia………………………………………………….……………………………29
Anexos…………………………………………………………………………………30-35
A importância das trocas comerciais Norte-Sul
As trocas comerciais Norte-Sul, tal como o nome indica, são trocas efectuadas entre países do Norte e países do Sul. A divisão norte-sul é uma divisão socioeconómica e política que separa os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, países do sul. Estes países são divididos no mapa através de uma linha imaginária.
O Mercado Mundial tem apresentado diversas desigualdades entre o valor dos produtos exportados e dos importados, causando um desequilíbrio na balança comercial dos Países em Desenvolvimento, que continuam extremamente dependentes da Divisão Internacional do Trabalho (DIT), em vigor desde o séc. XVI. A DIT é uma divisão que direciona uma especialização produtiva global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país. Esta propunha a exportação de matérias-primas a preços baixos, importando manufacturas aos países industrializados – o que não favorece os PED (Países em desenvolvimento).
Actualmente, com as ETN (empresas transnacionais) a dominar o comércio internacional, controlando também os mercados de matérias-primas, os PED estão cada vez mais dependentes devido ao défice das sua