Estrutura Organizacional
4.4. ESTRUTURA POR CLIENTES
Neste tipo as atividades são agrupadas com base as necessidades diversas e exclusivas dos clientes da empresa.
Vantagens:
Condições para conhecer e dar melhor tratamento ao cliente. Atendimento contínuo e rápido aos diferentes tipos de clientes.
Desvantagens:
Troca de recursos, pois várias vezes o atendimento ao cliente é sazonal, ou seja periódico Dificuldade de coordenação devido ao tratamento especial exigido pelos gerentes de cada departamento de cliente.
V antagem - Clientes específicos têm problemas próprios, que podem deste modo serem melhor satisfeitos. Em conjunto com estudos de mercado permite a organização entrar em nichos de mercado Theodore Levitt
Associado durante anos à Harvard Business School, o alemão Levitt foi o primeiro acadêmico a sublinhar a importância do marketing. A sua reputação de guru construiu-se através do artigo publicado, em 1960, na Harvard Business Review, intitulado "Marketing Myopia", no qual referiu que uma indústria é um processo de satisfação do cliente, em vez de produção de bens. Levitt ficou também conhecido pela separação que sempre defendeu entre as funções de marketing e de vendas e pelo conceito de marca global. Ele acredita que todos os produtos (como, por exemplo, a Coca-Cola) podem ser vendidos à escala global devido à progressiva homogeneidade das preferências e hábitos de compra dos clientes.
Bibliografia:
Innovation in Marketing, McGraw-Hill Book Co. 1962.
Industrial Purchasing Behavior, Harvard Business School, Division of Research, 1965.
The Marketing Mode: Pathways to Corporate Growth. McGraw-Hill book