Síntese - o que é educação
Referência:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 28º. ed., 1993.
O processo educativo não se refere apenas aos humanos, mas sim aos seres vivos. Por exemplo, pássaros precisam aprender a voar para garantirem sua sobrevivência.
A palavra educação está muito interligada à escola, porém não é somente na escola em que nós aprendemos, a aprendizagem ocorre em inúmeros contextos informais (casa, rua, igreja, escola, entre outros). Ela pensa em tipos de homens e ajuda a cria-los, através de um conjunto de ideias e crenças.
“Mas sábios são aqueles que reconhecem que diferentes nações tem concepções diferentes das coisas.”(p. 8) A educação não deve ser restrita a um conceito específico, existem educações.
“Tudo o que se sabe aos poucos se adquire por viver muitas e diferentes situações de trocas entre pessoas, com o corpo, com a consciência, com o corpo e a consciência. As pessoas convivem umas com as outras e o saber flui, pelos atos de quem sabe-e-faz, para quem não-sabe-e-aprende. Mesmo quando os adultos encorajam e guiam os momentos e situações de aprender de crianças e adolescentes, são raros os tempos especialmente reservados apenas para o ato de ensinar.”
A endoculturação é um processo no qual um grupo social socializa, em sua cultura, os seus membros como membros sociais. O que se adquire em uma cultura como conhecimento que se absorve através da experiência com o mundo ou com o outro. A educação faz parte da endoculturação.
A escola surge em sociedades mais complexas, visto que há a necessidade de divisão das tarefas, a separação de modo hierárquico dos saberes. A educação vira o ensino e então surge a necessidade da pedagogia, que delimitará teorias para a transmissão do saber.
“Finalmente, os gregos ensinam o que hoje esquecemos. A educação do homem existe por toda parte e, muito mais do que a escola, é o resultado da ação de todo o meio sociocultural sobre os seus participantes. É