Síntese sobre negociar
A maior parte do tempo da gerência não é destinado aos funcionários, é voltado para os fornecedores, clientes, e contatos externos formais e informais que a empresa precisa.
Nesses contatos é necessário persuadir e negociar para conseguir uma série de coisas.
Uma negociação só ocorre quando não a aceitação nem recusa imediata.
Não é só argumentos objetivos e lógicos baseado em fatos, (argumentos válidos), tem também a influência que você exerce em cada pessoa e os métodos de persuasão que também são exclusivos de cada pessoa, sem esquecer que você também sofre influencias e também é persuadido.
Influência: A imagem e as relações passadas e presentes, feitos, contatos, trocas de favores, confiança e paixão, ruídos da comunicação, reputação, honestidade, sinceridade e humildade.
Confiança, experiência, condição boa (momento oportuno).
Relações Humanas são relevantes, um atrito com um gerente informal, pode gerar boatos negativos para um fornecedor, ou seja a de se ter um equilíbrio em não brigar e também não ficar só pisando em cacos e aceitando tudo. Educação, Seriedade, Profissionalismo.
Ligação com fontes: Aqui está a importância da informação e conhecimento sobre a vida da pessoa com quem se negocia, ao saber que ela conhece alguém de extrema influencia para sua empresa você deve tratar ela de um jeito mais especial, agora se ela sabe que você depende de alguém do circulo dela, ela ganha confiança com você. Educação, Seriedade e Profissionalismo. Saber falar sobre sua influência. Devemos conhecer bons contatos e fazer aliança para aumentar a nossas influências nos negócios da região. Quanto mais fontes mais a pessoa vai confiar.
Obrigações mútuas também fazem parte do leque da negociação, uma pessoa te ajuda ou lhe oferece uma ajuda esperando um dia pedir um outro favor em troca.
A empresa deve precisar pouco e ajudar muito, o meu estilo de troca favorito é eu faço favores pra quem realmente é