SÍNTESE OS ANTECEDENTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional
Tópicos em Desenvolvimento I – Os antecedentes da Revolução Industrial: PAUL MANTOUX – A revolução Industrial no século XVIII
ERIC HOBSBAWM – Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo
Marssiela Aires Turibio Pimenta
Tópicos em Desenvolvimento I –
Formação do Capitalismo e
Desenvolvimento
Prof. Dr. Célio Antonio A. Silva
Palmas
16 de setembro de 2014
Na introdução de sua obra, A revolução Industrial no Século XVIII, Paul Mantoux informa que a Grande indústria pode ser definida como um novo regime de produção surgido na Inglaterra entre 1760 e 1800.
A grande indústria francesa do século XVII poderia se apresentar de três formas: Em primeiro lugar estavam as manufaturas do Estado que existiam em função do rei e da corte, não esperavam lucros e ignoravam a concorrência, funcionando exclusivamente para produzir objetos pessoais e decorativos ao rei; Em segundo estavam as manufaturas áreais que eram privadas e produziam para o consumo público. Estas manufaturas recebiam o apoio do Estado e, consequentemente, sofriam suas intervenções. Em terceiro e último lugar, as manufaturas privilegiadas que, ainda mais favorecidas que as manufaturas áreais, tinham o direito exclusivo de fabricar e vender certos produtos, isto, gozavam de monopólio.
Já na Inglaterra, revelou um desenvolvimento espontâneo do capitalismo industrial inglês no início do século XVI. Essa época já faz parte de uma primeira etapa da evolução do capitalismo moderno: a manufatura, que submeteu a produção até meados do século XVIII e já deixava explicita a separação entre capital e trabalho. Além disso, a manufatura foi a grande responsável pela divisão técnica do trabalho, aumento considerável da produção e diminuição do preso final.
Conforme foi defendido por Marx, esta manufatura não era ainda a grande