Trabalho sobre a teoria geral da administração
O mundo em que vivemos é uma sociedade composta por organizações.
Existem organizações lucrativas(empresas) e organizaçoes não lucrativas (exército, igreja, serviços públicos, entidades filantropicas, ongs, etc).
A administração é a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não, trata-se de planejar, dirigir, organizar e controlar as atividades de uma empresa.
Um administrador não é contratado por uma organização pela sua grade curricular, ele é submetido a vários testese leva-se em consideração seu temperamento e o seu modo de ver as coisas pois o que ele disser ou fizer não estará certo ou errado, mas sim de acordo com a sua maneira de agir perante as situações.O administrador tem como tarefa fazer as coisas através das pessoas com eficiência e eficácia.
Somente quando as organizações alcançaram um certo tamanho e complexidade é que a administração começou a apresentar dificudades e desafios. Foi nesse momento em que surgiu a necessidade de uma Teoria da Administração, que oferece modelos e estratégias para a solução de problemas.
A administração desde que foi inventada veio sofrendo mudanças radicais. O que antes era fazer uma função sob o comando de outrem, hoje é solucionar problemas de todos os tipos.
Pensando nisso CHIAVENATO escreveu esse livro pensando na necessidade de abordar as vparias teorias da administração.
Cada teoria privilegia ou enfatiza uma ou mais das seis variáveis que são: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente, tecnologia e competitividade.
No futuro vários fatores deverão trazer profundos impactos sobre as organizações e empresas como:crescimento das organizações, concorrência mais aguda, sofisticação da tecnologia, taxas elevadas da inflação, globalização da economia e visibilidade maior das organizações.
Alem do mais o futuro parece complicar ainda mais, pois as chamadas megatendencias produzem forte impacto; Essas megatendencias são:Da sociedade