Aula 2 Revisao historica
Aula 02 – Revisão Histórica
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
WAGNER, J.A.,Hollenbeck, J.R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2009.
ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. São Paulo: Pearson Education, 2009.
VECCHIO, R.P. Comportamento organizacional: conceitos básicos. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
1 – Antecedentes Históricos da ADM A TGA - Teoria Geral da Administração foi construída, ao longo do tempo por várias correntes teóricas. Cada uma dessas teorias propôs a sua visão baseada em estudos que fez com foco em algum assunto. Esse foco é denominado ênfase.
Essas escolhas ou ênfases, portanto, constituem as variáveis básicas das escolas administrativas e são as seguintes: tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. A tabela a seguir mostra as principais teorias administrativas e seus principais enfoques, ou seja, as variáveis que cada uma elegeu para construir as suas propostas teóricas:
A Administração tornou-se fundamental na condução da sociedade moderna. Ela é um meio de fazer com que as coisas sejam realizadas da melhor maneira, com o menor custo e com a maior eficiência e eficácia. Por ser uma atividade humana, a Administração recebe, recebeu e continuará recebendo influências do seu ambiente, assim como o influenciará.
Os fatores que provocarão profundos impactos sobre as organizações são os seguintes: crescimento das organizações concorrência mais aguda sofisticação da tecnologia mudanças na economia globalização e internacionalização dos negócios visibilidade maior das organizações
2 - As influências sobre a Administração
O ato de administrar, como qualquer outra ação humana, é produto das influências que recebe do meio onde acontece. Ao longo da evolução histórica, a administração não teve comportamento diferente: mesmo antes de ser estudada como uma ciência, a sua prática sempre foi resultado de como a humanidade percebeu mundo ao seu redor e de como