Resumo TGA
Síntese da Aula 01 - Antecedentes Históricos da Administração
Foi de extrema importância a influência das civilizações antigas e de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles nos conceitos de Administração na Antiguidade.
A Igreja Católica e as Organizações Militares influenciaram o pensamento administrativo.
A Revolução Industrial tem importante papel na construção da Teoria Administrativa.
Os princípios de Administração e sua aceitação são oriundos dos economistas liberais.
Os movimentos sociais do socialismo e sindicalismo alteraram definitivamente as relações trabalhistas.
A Teoria Administrativa surgiu a partir do contexto resultante da Revolução Industrial.
Síntese da Aula 02 - Administração Científica e Teoria Clássica da Administração
A preocupação original da Administração Científica foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade. Essa teoria fundamentava-se nas características da Organização Racional do Trabalho.
As idéias de Taylor tiveram uma profunda influência no século XX e proporcionaram um crescente desenvolvimento industrial.
A Teoria Clássica da Administração preocupou-se com a administração da empresa e não só com as condições do trabalho. Essa teoria definiu as funções básicas da empresa, o conceito de administração e os princípios gerais de administração que se aplicam a qualquer tipo de organização.
Síntese da Aula 03 - Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia queria imprimir eficiência e agilidade aos procedimentos administrativos. Essa teoria ganhou espaço em função da fragilidade e das limitações das teorias anteriores.
O modelo burocrático foi criado com o objetivo de dotar a administração em geral de um modelo gerencial racional e sistematizado, com acentuadas características de formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
Os excessos desse