Síntese introdução do livro : Teoria Geral do Estado
A sociedade e o Estado. Noção de Estado. Idéia de Estado. Origem da palavra Estado.
No mundo atual,desde o seu nascimento e durante toda a sua existência o homem faz parte de diversas instituições e sociedades de maneira sucessiva, que asseguram ao homem o desenvolvimento lhe impondo diversas normas.
A sociedade natural é aquela que o protege, o alimenta e o educa, é uma sociedade por excelência. A igreja, a escola, a universidade são outras instituições que o homem se ingressa. O conjunto desses grupos formam a sociedade. A extensão e a compreensão do termo sociedade variam, abrange os grupos sociais de uma cidade, de um país que se denominada sociedade humana, a humanidade. Há também a sociedade política, um tipo de sociedade superior as outras e que surge da idéia de que sociedade é uma coletividade de indivíduos reunidos e organizados para alcançar uma finalidade comum.
De forma mais ampla podemos afirmar que sociedade é a união moral de seres racionais e livres, organizados de maneira estável e eficaz para realizar uma finalidade comum e conhecida de todos.
Contudo, o Estado é uma sociedade que se constitui de um grupo de indivíduos unidos e organizados com a finalidade de alcançar um objetivo comum.o Estado também pode ser chamado de sociedade política pelo fato de ter sua organização determinada por normas do Direito positivo, possui governo e governantes que se organizam de forma hierarquizada e todos possuem uma única finalidade, o bem público. A perfeição dessa sociedade está ligada diretamente a sua organização, quando mais nítida e adequada a sua finalidade melhor será a representação desse objetivo.
Não é possível que se faça