Síntese do Sulfato de Cobre Pentaidratado CuSO4.5H2O
Sintetizar o Sulfato de Cobre Pentaidratado (CuSO4.5H2O), a partir do Óxido Cúprico ou Óxido de Cobre II (CuO), utilizando as técnicas de filtração/precipitação e calcular o rendimento.
3. Parte Experimental
3.1 Materiais
Béqueres de 100 e 50 mL, proveta graduada, pipeta graduada, funil simples, erlenmeyer de 50 mL, banho de gelo, balança semi-analítica, bastão de vidro, dois papeis de filtro, funil de Büchner, bomba a vácuo, frasco de kitassato, banho de gelo, agitador magnético/placa de aquecimento, barra magnética, suporte universal e garras adequadas.
3.2 Reagentes
Água destilada, ácido sulfúrico (H2SO4) 6 mol/L, Óxido de Cobre II (CuO), etanol gelado.
3.3 Procedimento experimental
Primeiramente foi pesado 2,05 g de Óxido de Cobre II (CuO) em sua forma anidra ( coloração acinzentada) diretamente em um béquer de 100 mL. No béquer de 50 mL adicionou-se lentamente 5 mL de água destilada e 12 mL de ácido sulfúrico (H2SO4) 6 mol/L. Em seguida, transferiu-se a solução de ácido e água para o béquer contendo CuO e levou-o ao agitador magnético com a barra magnética sob aquecimento para a dissolução do CuO e uma mudança de coloração. Após esse processo notou-se a presença de impurezas no fundo do béquer (de cor avermelhada). Então o meio reacional foi submetido a uma filtração simples para eliminar as impurezas e a solução coletada foi levada para o banho de gelo. Um precipitado azul foi formado ao passo que o liquido ficou mais claro. A mistura foi transferida para o funil de Büchner e filtrada a vácuo à pressão reduzida. Em seguida lavaram-se os cristais com 80 mL de etanol gelado, retirando todo excesso de água e ácido sulfúrico e o precipitado foi transferido (sobre o filtro de papel) para um vidro relógio e levou-o para a estufa aquecida a 90 ºC por cinco minutos. Por último efetuou-se a pesagem do precipitado após seco (cristalizado) e anotou-se a massa.