sintetizar o sulfato de cobre
Técnicas Laboratoriais de Química
SÍNTESE DO
SULFATO DE COBRE
PENTAIDRATADO
Pedro Pinto
Nº 14 11ºA
27/11/2003
Objectivo do Trabalho
O objectivo da experiência é a síntese do sulfato de cobre pentaidratado, utilizando a cristalização. Além disso a experiência teve como objectivo observar a transformação do sal hidratado em sal anidro e a correspondente variação de massa.
Fundamentos teóricos
As reacções químicas têm como base a procura de novos materiais que tenham uso na nossa sociedade, de modificarem, melhorando os já existentes ou como meio de perceberem os segredos e os mecanismos destas reacções.
Reproduzir em laboratório aquilo que a Natureza produz ou criar aquilo que não existe na Natureza é sintetizar. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com as suas propriedades mais acentuadas, mais concentradas do que as existentes na Natureza ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais ou ainda produtos em quantidades superiores àquelas que são possíveis extrair de fontes naturais. Podemos portanto afirmar que a síntese está presente em toda a nossa vida pois revolucionou o mundo ao permitir a produção em massa de compostos muito mais potentes dos que estão presentes na Natureza. Sem ela, a nossa vida não seria como é hoje, não teríamos televisões porque não se podia sintetizar os plásticos que entram no seu fabrico, etc...
As sínteses podem ser classificadas como totais ou parciais. Nesta actividade foi realizada uma síntese parcial, isto é, há reagentes que não são substâncias elementares.
A síntese desta actividade traduz-se pelas seguintes equações:
H2SO4(aq) + CuO(aq) + 4H2O(l) → CuSO4.5H2O(s)
CuSO4.5H2O(s) → CuSO4(s) + 5H2O(g)
Esta síntese teve como objectivo obter o sulfato de cobre pentaidratado, que é um sal simples, cristalino, de cor azul forte, que forma cristais com a forma de prismas oblíquos, pouco