Sintese do sulfato de cobre
- Campus Experimental de Sorocaba
RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA I
Relatório referente à disciplina de Laboratório de Química I.
Professor: Leonardo Fernandes Fraceto
Alunos
SOROCABA
2014
RESUMO
O presente relatório refere-se a um experimento realizado em laboratório durante aula de Laboratório de Química I. Nesse experimento, buscou-se demonstrar através de um procedimento que buscava sintetizar e caracterizar o sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4 + 5H2O) através de processos físicos e químicos . Na síntese há reação do óxido de cobre (II) com o ácido sulfúrico em água, seguido por aquecimento e filtrações, obtendo o produto desejado em forma de cristais. Já a caracterização é a observação dos resultados das reações do produto obtido com soluções de NaOH e BaCl2 e a combustão de seus cristais no bico de Bunsen.
INTRODUÇÃO
As reações químicas tem como base a procura de novos materiais que tenham um uso na nossa sociedade, modificando e melhorando matérias já existentes, ou como meio de se descobrir os mecanismos dessas reações.
Sintetizar é reproduzir em laboratório aquilo que a Natureza produz ou criar aquilo que não existe. As sínteses laboratoriais procuram a obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas, mais concentradas ou compostos com propriedades inexistentes nos produtos naturais. Podemos afirmar que a síntese está presente em toda a nossa vida, pois revolucionou o mundo ao permitir a produção em massa de compostos muito mais potentes do que os presentes na Natureza.
As sínteses podem ser classificadas como totais ou parciais. Neste experimento foi realizada uma síntese parcial, isto significa que existem reagentes que não são substâncias elementares. A síntese desse experimento está demonstrada na seguinte equação:
H2SO4(aq) + CuO(aq) + 4H2O(l) → CuSO4.5H2O(s)
Essa