Relatorio Sulfato de Cobre Pentaidratado 1
Diullio P. dos Santos1, Gustavo G. de Sousa2, Lucas G. Correa3.
1 diullio@hotmail.com, 2 gustavo.vps@hotmail.com, 3 lucasgomes7.correa@hotmail.com.
Palavras Chave: Síntese, Sulfato, Cobre, Pentaidratado, Relatório.
Introdução
O Sulfato de Cobre Pentaidratado (CuSO4.5H2O), também conhecido por vitríolo azul, é o mais importante composto de cobre e é a forma no qual é mais encontrado. A sua aplicação mais usual é como fungicida na mistura calda bordalesa (mistura de sulfato de cobre e leite de cal). Para além de fungicida, o sulfato de cobre é também um bactericida e herbicida que se adiciona frequentemente à água para evitar o crescimento de microrganismos, nomeadamente algas e fungos. É ainda utilizado nas misturas para conservação de madeiras de construção, em tinturarias e como produto intermédio em várias indústrias. (VOGEL,1981). A síntese desta atividade traduz-se pela seguinte equação:
H2SO4(aq) + CuO(aq) + 4H2O(l) → CuSO4.5H2O(s)
Parte Experimental Foi pesado 1,99g de CuO em um béquer de 100 mL. Em outro béquer de 50 mL, foi colocado 5 mL de água e em seguida adicionou-se 12 mL de ácido sulfúrico 6 mols/L. Transferiu-se a solução para o béquer que continha o CuO. A mistura foi aquecida em uma placa com agitação magnética até a dissolução do solido. Foi adicionado mais 2 mL de ácido sulfúrico. A solução passou pelo processo de filtração simples. Em seguida foi colocado em banho de gelo até a formação completa dos cristais. A mistura foi filtrada com pressão reduzida e lavada com etanol gelado. Em seguida os cristais foram levados a estufa por 3 min a 60ºC. Após a secagem foi pesado em um vidro relógio 3.37g de CuSO4.5H2O.
Resultados e Discussão O CuO era insolúvel na água e apresentava coloração preta. Ao se colocar a solução de ácido sulfúrico e após aquecer com agitação observou-se o aparecimento da coloração azul. Foi adicionado mais 2 mL de ácido para que se dissolvesse