relatório pesagem
Identificação
Relatório n° 02
Título: Concentração de Soluções
Autores:
Objetivo
Aplicar as técnicas de concentrações de soluções, identificando as massas de cada solução.
Introdução
A técnica de concentração é utilizada para compreender a razão existente entre a massa do soluto e o volume da solução, com o uso de vidrarias que proporciona analisar e interpretar cada concentração. Podendo ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (mols).
No laboratório para fazer essa pratica é empregado o uso de vidrarias tais quais, béquer pequeno, balão volumétrico com rolha, pipeta volumétrica e graduada, vidro de relógio etc.
Materiais e Métodos
Materiais utilizados
- Vidro de Relógio - Espátula -Balão Volumétrico 100 ml - Balão volumétrico de 500 ml - Rolha de vidro - Funil - Béquer - Pipeta Volumétrica - Balança semi-analítica Reagentes utilizados - Água destilada (H2O) - Pesagem
Durante o processo de pesagem da primeira preparação foram verificadas as massas de duas vidrarias e um soluto. Um balão volumétrico de 100 ml com rolha (66, 984 g), um vidro de relógio ( 0,003) e o soluto de Sulfato de cobre pentaidratado (1,504 g), na qual os mesmos foram inseridos acima do prato da balança semi-analítica, tarada, um após o outro e anotado a massa de cada um.
Balança semi-analítica Balão Volumétrico de 100 ml Vidro de relógio Sulfato de Cobre Pentaidratado
Transferiu-se quantitativamente o sulfato de cobre para o balão volumétrico de 100 ml com o auxílio de um funil, completando o volume com água destilada até o menisco. Já nota-se que a coloração da solução ficou azul. Homogeneizou-se a solução manualmente.
• Calculou-se:
Concentração Comum
C = 1.504g= 15,04g 0,1 L
Concentração Molar
Conc. Molar = 1,504g