Síntese do livro Dom Casmurro
Depois disso Bentinho começa a relembrar sua infância com sua família, na Rua Matacavalos, e então começa a história. Bento escuta uma conversa atrás da porta entre Dona Glória (sua mãe) e José Dias. Ela mandará Bentinho ao seminário, para cumprir a promessa que fez pouco antes que ele nasceu a favor de virar padre. É nesse instante que José fala que existe uma amizade muito intima entre Bentinho e a filha do Pádua, a menina Capitolina, mais conhecida como Capitu.
Bento não gostou em nada do que ouvira e relata a Capitu, que constrói muitos planos para não deixa-lo ir ao seminário. Depois de um bom tempo e vários planos fracassados, Capitu e Bentinho acabam se apaixonando e confirmam esse amor com um beijo antes dele enfim partir.
Já no seminário Bentinho conhece Escobar, que vira seu melhor amigo. Capitu fica muito intima de Dona Glória que começa a gostar da relação entre ela e o filho, mas ainda não sabe como resolver a situação de Bentinho no seminário, e é Escobar que tem uma solução, que é mandar outra pessoa no lugar de Bentinho e então Glória envia um escravo em seu lugar.
Bentinho vai estudar direito em São Paulo. Depois de se formar, acontece o tão esperado casamento entre ele e sua amada Capitolina. É nessa mesma época que Escobar casa com Sancha, amiga de colégio de Capitu, e os quatro acabam tornando-se inseparáveis.
Ao passar de um tempo, Capitu e Bentinho não conseguem ter filhos, diferente de Escobar e Sancha que tem uma menina que nomeiam de Capitolina em homenagem à amiga. Depois de alguns anos Capitu consegue engravidar de um menino e para retribuir a homenagem coloca o nome de Ezequiel, que é o primeiro nome de Escobar.
Ezequiel cresce e