síntese do livro AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
No livro AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UMA OPÇÃO PELA VIDA, o autor LUCKESI, traz a tona as diferenças existentes em exames/provas e avaliação da aprendizagem.
As populares provas, são aquelas cujo objetivo principal é julgar, classificar, selecionar alunos, destacando-os como reprovados ou aprovados, são usualmente utilizadas em escolas. Cita o termo “pedagogia dos exames”, que busca os percentuais de aprovação e reprovação; não a qualidade do ensino. A avaliação de aprendizagem busca diagnosticar, sendo inclusiva, dinâmica; é processual, não consiste em diagnosticar através de exames e sim, durante todos os dias escolares, acompanhando o crescimento do aluno.
O autor busca fazer com que os educandos analisem e refletiam sobre suas práticas docentes e sobre suas formas de avaliar.
O autor destaca a expressão “medir”, utilizando notas no intuito de julgar e classificar o conhecimento de um aluno. Trata ainda da questão onde o professor, com o uso de exames busca incluir ou excluir os alunos.
Critica a forma como os professores utilizam a ferramenta em sala de aula, uma vez que informa que muitos professores buscam realizar provas para provar seus alunos e não para auxiliá-los em sua aprendizagem, para verificar o que de fato aprenderam e o que ainda necessita ser aprendido. O “avaliar” como o objetivo de diagnosticar, levando em consideração o desenvolvimento, avanços e progressos do aluno.
Luckesi refere à avaliação como um importante instrumento de busca da educação emocional, buscando formar o respeito por cada aluno, que, através de seu desenvolvimento e crescimento vai criando sua identidade própria, levando a uma interação maior com outro.
O autor ainda cita em seu texto informações sobre medo, culpa, pressão psicológica, castigo, ameaças e outros. Leva a uma reflexão sobre as formas diferentes de se avaliar, buscando sempre um melhor