Síntese do biodiesel.
Iasmine Therua Cataldi dos Santos Silva Maria Jaciara Fernandes Vantuir Wellington Cupertino Freitas
EXPERIMENTO Nº 03: SÍNTESE DO BIODIESEL
Recife - PE 2013
1. Introdução
A maior parte de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural. Essas fontes são limitadas e com previsão de esgotamento no futuro. Portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de suma importância. Nesse contexto, os óleos vegetais aparecem como alternativa de substituir o óleo diesel em motores de ignição por compressão. O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, formado por ésteres de ácidos graxos. É obtido a partir da reação química de lipídeos, óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador (reação de transesterificação). Equação 1: Reação de transesterificação.
O biodiesel tem propriedades lubrificantes melhores que os de mais baixo teor de enxofre. Além de o biodiesel reduzir o desgaste do sistema de combustível, ele aumenta a vida útil do equipamento de injeção de combustível que depende dele para a sua lubrificação.
2. Objetivo
Esse experimento teve como objetivo reproduzir a síntese do biodiesel em pequena escala e verificar o alto rendimento do processo.
3. Procedimento
Em um béquer colocou-se 25 mL de óleo de soja, que foi levado para aquecimento à temperatura controlada até atingir 55 °C. Num outro béquer foi pesado 0,3707 g de KOH que foram dissolvidos em 9 mL de metanol. Este segundo || 1
béquer foi levado para aquecimento à temperatura controlada até atingir 45 °C. Em seguida, esta solução foi adicionada ao béquer com o óleo de soja que, por sua vez, foi levado para aquecimento sob agitação durante 15 minutos à temperatura controlada de 45 °C. Depois dessa etapa, formou-se uma camada de espuma. Tirou-se o excesso da espuma com uma espátula e a