Síntese de biodiesel
Sintetizar o biodiesel de óleo de soja, através da transesterificação do triacilglicerídeo com metanol (rota metílica).
3 MATERIAIS E REAGENTES
3.1 Materiais:
1 agitador magnético
1 barra magnética
1 balança analítica
1 bastão de vidro
1 bastão com ponta magnética
1 béquer de 250 mL
1 béquer de 100 mL
1 proveta de 100 mL
1 vidro de relógio
Papel filme
3.2 Reagentes:
Álcool metílico (CH3OH)
Hidróxido de Potássio (KOH)
Óleo de soja
4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparou-se o metóxido:
Pesou-se 0,5 g de KOH em um vidro de relógio.
Adicionou-se o KOH ao béquer (250 mL) contendo álcool metílico (11,43 g – previamente pesado).
Colocou-se a barra magnética no béquer e agitou-se no agitador magnético até a completa dissolução do KOH (manteve-se o béquer sempre coberto).
Adicionou-se 50 g (previamente pesado) de óleo de soja, contido no béquer de 100 mL, à solução do metóxido e observou-se o que ocorreu, Deixando-o sob agitação durante 30 minutos.
Após o término dos 30 minutos, retirou-se a barra magnética com o auxílio do bastão magnético e transferiu-se a mistura para a proveta de 100 mL. Esperou-se alguns minutos e observou-se o que ocorreu.
5 RESULTADO E DISCUSSÕES
Existem três processos básicos para a produção de biodiesel: formação de microemulsões, pirólise e transesterificação, sendo este último o mais conhecido e utilizado em larga escala. A transesterificação (processo utilizado nessa síntese) é o processo da utilização de um álcool (por exemplo, o etanol ou o metanol) na presença de um catalisador, tal como o hidróxido de sódio ou o hidróxido de potássio, para romper quimicamente a molécula de um óleo vegetal puro e produzir moléculas de éster etílico ou metílico (biodiesel), juntamente com um co-produto, que é a glicerina. Quimicamente, transesterificar significa tomar uma molécula de um triacilglicerídeo ou um ácido graxo complexo, neutralizar os ácidos