Sintese de Biodiesel
Curso: Engenharia Ambiental – Bacharelado
Disciplina: Química Orgânica
Obtenção de biodiesel a partir de óleos e gorduras
Cerro Largo, 7 de novembro de 2013
Introdução
O biodiesel é feito a partir de óleos vegetais ou de gordura animal, é um combustível utilizado em carros e caminhões de motores a diesel. Produzido através de um processo químico chamado transesterificação onde a glicerina é separada da gordura ou óleo vegetal, o processo resulta em dois produtos: ésteres (o nome químico do biodiesel) e glicerina (que pode ser utilizada na fabricação de sabão). O biodiesel, por ser biodegradável, não tóxico e quase totalmente livre de enxofre e aromáticos é considerado um combustível ecológico. Traz vantagens pois sua queima gera baixo índice de poluição, a fabricação gera emprego e renda no campo devido a matéria-prima necessária, é uma fonte de energia renovável, deixa a economia do país menos dependente de combustíveis fósseis e se produzido em larga escala pode ter um custo de produção mais baixo que o do petróleo e derivados.
Objetivos
O experimento tem por objetivo fazer a separação do biodiesel a partir da reação de transesterificação de uma gordura com solução alcoólica de hidróxido de potássio (KOH).
Experimento
Materiais e reagentes:
Pipeta e proveta
20 ml de óleo de soja
10 ml de álcool metílico (metanol)
0,05 g de hidróxido de potássio
Balão volumétrico de 125 ml de capacidade
Condensador de refluxo
Chapa de aquecimento
''Peixinho''
Funil de separação
Erlenmeyer
Balança
Execução do experimento:
Com uma pipeta foram medidas 10 ml de álcool metílico e com a proveta 20 ml de óleo de soja, em seguida foi medida 0,05 g de KOH (uma ''lentilha'').