Sintese Biodiesel
MARIA
JOSÉ
RELATÓRIO DA PRÁTICA: SÍNTESE DO BIODISEL
SAPUCAIA DO SUL, 2012
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1 Biodiesel:
O biodiesel é um biocombustível feito a partir de óleos vegetais ou de gordura animal com o desígnio de substituir o óleo diesel usado em automóveis, para minimizar a grande emissão se resíduos de carbono durante a combustão.
Em 1895, Rudolf Diesel inventou o motor de injeção direta que funcionava a base de uma variedade de óleos vegetais. No ano de 1900, o próprio Rudolf Diesel, apresentou um protótipo de motor na Exposição Universal de Paris, que foi acionado com óleo de amendoim. Além deste, foi usado também óleo cru (petróleo filtrado) e óleo de peixe como combustível (GAZZONI, 2008).
Atualmente, a maior parte do biodiesel produzido pelo Brasil vem da soja. Apesar de a soja possuir um dos menores teores de óleo por peso, ela apresenta outras vantagens para o seu cultivo, como o rápido retorno de investimento, pois o objetivo principal de seu plantio é a obtenção de ração animal. Além disso, ela pode ser armazenada por longos períodos de tempo, tem crescimento relativamente rápido e seu uso não é restrito a climas quentes ou frios. E ao mesmo tempo, reduz-se o uso do diesel, combustível fóssil não renovável.
Para a utilização do biodiesel e não é necessária nenhuma modificação no motor dos carros normais, pode ser misturado a uma proporção de até 20%, como o álcool é adicionado à gasolina. O biodiesel pode ser competitivo contribuindo com as questões ambientais.
1.2 Transesterificação ou Alcoolize:
A alcoolize realizada em laboratório para a obtenção de biodiesel também pode ser conhecida por transesterificação, onde convertemos o óleo vegetal, por uma reação química, em biodiesel. Utiliza-se o metanol ou etanol em conjunto de um catalisador, no caso hidróxido de potássio. Na reação, os triglicerídeos, reagem com o álcool de cadeia curta para produzir os ácidos graxos, biodiesel, e glicerol.