Síntese de ésteres
Campus Catalão
Departamento de Química – Campus Catalão
Disciplina: Química Orgânica Experimental
Docente: Profa. Estefânia Viano da Silva
EXPERIMENTO: 8
Síntese de ésteres.
Discentes:
Matrícula
Nome do aluno(a)
121634
Luiz Carlos Nascimento Teixeira
123186
Débora Carla dos Santos
11 de DEZEMBRO de 2013
Catalão – GO
1. Introdução.
A reação de esterificação de Fischer é um dos principais métodos para a síntese dos ésteres. Os ésteres são compostos de destaque na indústria alimentícia por estarem presentes na composição dos flavorizantes [1]. O aroma é um importante contribuinte para a qualidade dos frutos e influencia a aceitabilidade pelo consumidor. Durante o amadurecimento, bananas produzem substâncias voláteis importantes para o aroma, tais como ésteres, alcoóis, aldeídos e cetonas; sendo principalmente os ésteres os que contribuem para o odor característico do fruto [2].
Ésteres de baixa massa molar são relativamente voláteis e muitos possuem aromas agradáveis [2], alguns podem ser facilmente identificados por possuírem aromas característicos de frutas. Por exemplo, o aroma das laranjas contém 30 ésteres diferentes, 10 ácidos carboxílicos, 34 álcoois, entre outras substancias orgânicas. Ésteres também estão, com frequência, entre os produtos químicos utilizados pelos insetos para se comunicarem [2].
Ésteres, apesar de terem odores agradáveis, raramente são usados em perfumes e fragrâncias aplicadas no corpo. A razão é química. O grupo éster não é estável sob a transpiração como os ingredientes de perfume a base de óleos essenciais mais caros. Os ésteres em contato com o suor se hidrolisam e formam ácidos orgânicos, esses ácidos, que ao contrário, não tem odores agradáveis [3].
Ésteres são moderadamente polares, as forças de atração dipolo-dipolo entre estes compostos lhes proporcionam pontos de ebulição mais altos que hidrocarbonetos com peso moleculares